domingo, 24 de julho de 2011

TORCIDA 1950
HAJDUK SPLIT

Estava assistindo ESPN, o melhor canal esportivo e tava passando Hajduk, time da Croácia contra o Barcelona. O comentarista, no qual não me lembro o nome citou uma história interessante,  fiquei curioso, então decidi me aprofundar um pouco mais nessa história.

Tentei resumir, mas mesmo assim ficou um pouco grande. Mas vale a pena ler!

Após a conclusão da 2 ª Guerra Mundial, um súbito interesse no esporte, principalmente futebol, na Iugoslávia era muito grande. Após a queda de mais velhos clubes nacionais, novas equipes se formaram (Dinamo, Estrela Vermelha de Belgrado, Partizan e outros), que rapidamente equipado com o resto dos clubes que não mudaram seus nomes antigos (Hajduk, Sarajevo). A rivalidade era enorme, e toda a competição foi emocionante - o campeão sempre foi decidida no último jogo muito. É assim que estava no penúltimo dia de outubro em 1950, quando em Split o jogo entre "Hajduk" e "Estrela Vermelha" foi um decider de Jugoslava campeão. Naquele ano, o futebol ganhou uma nova onda de popularidade - com um pouco de ajuda de Copa do Mundo excitante que foi realizada no Brasil, que foi um prefeito exibição de talento, e mais ainda, uma apresentação perfeita de seus fãs, Torcida. Com a atmosfera do sul atraentes em Maracanã e outros estádios brasileiros, pessoalmente, impressionou um grupo de fãs Hajduk, estudantes em Zagreb. Como o jogo final foi se aproximando, com os rivais "Estrela Vermelha" em 1950 do campeonato, a ambição de apoiar o seu clube cresceu muito grande; dentro do grupo uma nova idéia acendeu a chama que realizou a idéia de organizar um grupo de ultras com uma influência da fãs brasileiros, com o nome de Torcida, o que ajudará a sua equipe de Split ganhar o troféu campeões.
O núcleo do grupo realizou 113 estudantes e outros jovens, principalmente da Dalmácia, mas também houve alguns fãs Hajduk de outras partes do país. Com a ajuda da Universidade comitê de cidadãos jovens Zagreb, esse grupo organizou uma viagem para alguns milhares de estudantes e fãs Hajduk outros daquela cidade para o derby em Split. O último dos trens cheios de fãs chegou a Split, na manhã de 29 de outubro de 1950. A cidade inteira estava de pé, esperando ansiosamente o início do jogo. Um grande grupo de torcedores foi no início da manhã em frente ao hotel onde os jogadores de "Estrela Vermelha", foram localizados, iniciando um barulho enorme, com sirenes, buzinas, sinos e outros materiais úteis

O nome TORCIDA, muito popular para nós não é por acaso usada pelos croatas . .
Ao verem a Copa de 1950 no Brasil, os jovens estudantes e torcedores do Hajduk se impressionaram com a forma do brasileiro torcer e resolveram fundar uma Torcida.
Muitos arriscam dizer que a TORCIDA 1950 foi o primeiro grupo de torcedores da Europa.
Tradição é o que não falta para esse grupo.

Com o tempo o grupo foi evoluindo e é realmente um Grupo Ultra, o primeiro talvez..
Mas a tradição continua, e sempre há algo relacionado ao ano de fundação do grupo.
Seja um trapo . .
Ou um grande e bonito mosaico.


Foto da bandeira do Brasil no meio dos ultras, lembrando a fonte de inspiração
Foto pouco mais atual, com fumaças da cor do Brasil
Cores verde e amarela, mais uma vez presente no meio da Torcida.

Segue Abaixo fotos da TORCIDA 1950:

ACAB

O grande rival do Hadjuk é o Dinamo Zagreb, o clássico entre os dois é chamado de DERBI ETERNO.
Outro jogo de rivalidade é contra o Rijeka, chamado de Derbi Adriático.

Muito legal ver a Croácia, país esquecido por muitos daqui e esquecido por toda Europa e pelos EUA na guerra contra a Sérvia ter grupos ultras tão bacanas, assim como a Sérvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário